Publicado em Cuca de Érica, Cuca de Toda Gente

Segunda CIRANDA do CUCA!! :)

Oi Pessoal! É com enoooooorme satisfação que venho anunciar que mais uma CIRANDA do CUCA começou a girar essa semana!!

foto (1)

“Estela, estrela do mar”, por Miguel e “Bom dia Marcos” 🙂

Expectativas, alegrias, livros e bastante trabalho por aqui!!! Ebaaa!!! rsrsrs

Ficamos muito felizes e realizadas em poder proporcionar esse evento tão especial para tanta gente!!

E para quem não conhece … A CIRANDA do CUCA é um projeto desafiador, pois dá a oportunidade de que pais e filhos vivenciem vários momentos, além de aprendizados que irão valer para toda a vida. Ela funciona formando-se grupos de pais com filhos em uma mesma faixa etária, que enviam livros uns aos outros, pelos Correios, sendo coordenados pelo Cuca de Gente Miúda. Para saber um pouquinho mais é só clicar aqui!

O sucesso foi tanto no ano passado, que hoje estamos com mais do que dobro de participantes e com uma novidade: do Brasil inteiro!!  Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul!!  Como a fila de espera estava muito grande, priorizamos aqueles que não haviam participado ainda. Mas os papais que participaram no ano passado e já querem repetir a dose (rsrs), aguardem, pois no segundo semestre tem mais!

A ideia é realmente que ela se multiplique a cada edição e, quem sabe, poderemos fazer o fechamento da CIRANDA em várias cidades pelo Brasil a fora…

Se você tem interesse em participar da próxima edição da Ciranda, envie um e-mail para cucadegentemiuda@gmail.com com o assunto: LISTA DE ESPERA DA 3ª CIRANDA.

Então… vamos que vamos girar essa Ciranda e para relembrar um pouquinho… algumas fotos da edição do ano passado!!

foto (3)

Crianças enviando e recebendo livros pelos Correios!

foto

“Filhotes de bolso saem de férias”, por Rafaela e “Obax”, por Yasmin!

foto (2)

E … a música temática da nossa Ciranda é a “CIRANDA” do Palavra Cantada!!

Anúncios
Publicado em Cuca de Érica, Cuca de Sil, Cuca de Toda Gente

Curso de Introdução à Leitura Para Pais :)

Gente! No dia 02 deste mês, ministramos o primeiro CURSO DE INTRODUÇÃO À LEITURA PARA PAIS e nosso coração está repleto de alegria com os resultados que já sentimos em forma de recadinhos carinhosos dos pais que participaram.

foto (3)

(Nossa apresentação em PDF!! kkkkk)

O CURSO DE INTRODUÇÃO À LEITURA PARA PAIS – Módulo I, trata das fases da leitura da criança, o que pode ser trabalhado com ela e os livros em cada etapa de sua vida. Abordamos técnicas que aguçam a curiosidade e o interesse pela leitura desde muito cedo. Também são abordados aspectos que devem ser considerados na escolha dos livros tendo em vista a idade dos pequenos e o interesse de cada criança! E… o principal… como introduzir na vida da família esse hábito para sempre! Ah… Claro que teve a prática!!  Muito legal, pois todos os pais podem perceber que sempre existe um contador de histórias dentro de cada um de nós. Descobertas, diversão e investimento na qualidade de vida da família! Foi lindo!!

foto (1)

(Mãe e filha contam histórias juntas! E tem até contação cantada!)

foto

(Preparamos mil histórias… mas,

“A Barba do Tio Alonso”… essa todos precisam ouvir!)

Nesse primeiro curso, aprendemos tanta coisa juntos! Compartilhamos experiências e ideias. Alegrias e até angústias. Vimos famílias dispostas a fazer diferença, a cultivar conosco a semente da leitura na vida dos pequenos. Não podemos guardar isso só pra nós e, por isso, viemos contar pra vocês e dividir um pouquinho da satisfação que estamos sentindo.

foto (4)

(Pais na “aula” prática! rsrsrs)

Olha que lindo! O papai leitor chegou em casa já colocando em prática as sugestões do Cuca de Gente Miúda para o incentivo à leitura. A estante ganhou espaço especial para os livros das crianças com direito a placa indicativa e papai juntinho contando e ouvindo histórias. AMAMOS! E parece que os meninos também! 🙂

Adorei! Quando voltei pra casa, já pus em prática e montei, junto com os meninos (Cauã, de 4 anos; Iuri, de 3 anos), nossa biblioteca e nosso espaço da leitura. Os livros estavam inacessíveis e não tínhamos um espaço reservado à leitura, apesar de termos um tempo dedicado aos livros com certa regularidade.”

foto (5)

(Foto enviada pelo pai no dia seguinte ao curso!)

Esse primeiro curso foi ministrado na Escola Super Kids (mundosuperkids.com.br) Que investimento incrível!! Uma escola que está plantando uma semente linda e que, certamente, oferecerá um futuro repleto de oportunidades para esses alunos! Escola que trabalha em parceria com os pais!! :) LINDO D+!!

Se você mora em Brasília e tem interesse em participar do próximo curso, entre em contato pelo e-mail cucadegentemiuda@gmail.com e coloque como assunto “curso de introdução à leitura para pais”.

Abraços literários,

Cuca de Gente Miúda 🙂

 

PS. Não podemos deixar de agradecer a nossa super e sempre parceira Vivi Manzur. Com seu talento e carinho sempre está por aí junto (de arrasto kkk) nas nossas contações e dessa forma ela conta a nossa história. Seu talento é tanto que ela nos faz gostar das fotos com as caretas mais estranhas (rs)!

Todas as fotos deste post são da Boutique Foto Vivi e Luiz 

Publicado em 3 anos, 4 anos, 5 anos, 6 anos, 7 anos, Cuca de Érica

CUCA de Érica – A vaca que botou um ovo

9788516064891
Tenho uma amiga que às vezes comenta comigo assim: mas, por que você gostou desse livro? Ele não tem lógica… Mas…. QUEM DISSE QUE HISTÓRIA TEM QUE TER LÓGICA??? rsrsrs O incrível das histórias é justamente isso… você faz o que quer, viaja para onde quiser, imagina como quiser! Delícia demais!!! E … tem até vaca que bota ovo!!!! Ameiiiiii

Mas, será que a Mimosa (claro que o nome dela é Mimosa!! Já viu vaca ter outro nome?? rsrsrs) realmente botou um ovo???

IMG_3742

Vou te explicar… o que acontece é que Mimosa não se sentia especial, pois ela não sabia fazer as coisa “comuns” que todas as outras vacas fazem, como andar de bicicleta, fazer estrelinhas  ou plantar bananeiras!! Vai dizer que você nunca viu uma vaca andando de bicicleta por aí??  hehehe

IMG_3739

Mas, numa bela manhã…. acontece algo “aparentemente” inexplicável!!! … você imagina o que é???

Essa história me lembrou um filme que eu AMO: “A menina e o porquinho” … bichos que se juntam e tentam, da maneira deles, mostrar para seus amigos que eles realmente são especiais! Aliás, todo mundo tem algo de especial!!

Ameiiiii!!! As ilustrações são D+ e o livro é ENORRRMEEE!! As crianças vão AMAR!!

IMG_3745

Indicação: a partir de 3 anos!

Publicado em Cuca de Érica, Cuca de Toda Gente

CUCA de Érica – Livro PERDIDO?? NÃO!! Livro ACHADO!!

foto

Gente!! Hoje o dia foi encantador!! Espalhamos a leitura pela nossa cidade!! Isso mesmo… livros infantis por toda parte!!

Essa história começou com o convite que recebemos da Amy, uma idealizadora que conseguiu simplesmente contagiar o mundo com a sua ideia extraordinária de divulgar a literatura infantil!! Ela criou um site (http://bookgivingday.com/) entrou em contato com Blogs, Escritores e Ilustradores infantis do mundo todo e “inventou” o DIA INTERNACIONAL DA DOAÇÃO DE LIVROS INFANTIS!! E qual não foi a nossa surpresa quando fomos um dos Blogs escolhidos no Brasil para divulgar o evento por aqui! Amamos! Abraçamos a ideia e divulgamos a ação em posts anteriores, além do Instagran e Facebook!

foto (1)

E … hoje … foi o dia escolhido 14/02!! Começamos espalhando livros pelo Parque Central da nossa Cidade, depois fomos a diversos endereços e, simplesmente, “perdemos” livros por aí… Junto com cada livro vinha uma cartinha (abaixo).

foto (2)

Os livros foram encontrados… alguns momentos registrados… e quero deixar para vocês as imagens que conseguimos! LINDO D+ ver a alegria de crianças e adultos ao encontrar um livro!! As fotos dizem por si….

Queremos agradecer à querida Amy por nos dar a oportunidade de viver momentos inesquecíveis!! Também aos nosso parceiros que permitiram tornar o evento ainda mais encantador Íris da Distribuidora Arco-Íris, Alessandra Roscoe do Blog Contos, Cantos e Encantos e Raquel Fuzaro da Feira de Trocas de Brinquedos!! Obrigada, Obrigada, Obrigada!!

foto (3)

As ações vão continuar por todo o ano e, se você não participou, vai ter a oportunidade de participar!!! Agora, se você também abraçou a ideia, escreve pra gente contando como foi essa experiência!! Vamos publicar aqui no Blog e Facebook sua experiência!!

Você também pode ler um pouquinho mais sobre o evento aqui:

http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2013/02/acoes-em-areas-publicas-de-brasilia-marcam-o-dia-internacional-da-doacao

http://produzirfoto.com.br/vivieluiz/blog/2013/02/14/hoje-e-dia-de-dar-e-ganhar-livros/

Photos

http://www.kidsindoors.com/2013/02/nosso-dia-internacional-da-doacao-de.html

Além de diversas publicações no Facebook: (Página do Evento no Brasil)

https://www.facebook.com/pages/Dia-Internacional-da-Doação-de-Livro-Infantil/106841556152852

E… até na RÁDIO!!!! http://radioagencianacional.ebc.com.br/materia/2013-02-14/dia-internacional-da-doação-de-livro-é-comemorado-em-brasília

Ah… e fechamos o dia com chave de ouro, pois a doação do Blog veio em forma de sorteio que presenteou nossa leitora Juliana Contezini com um livro fofo!! (Em um próximo post contaremos sobre esse livro!!)

Sem título

Esperamos por você na próxima!!!

Bjs Literários 🙂

Publicado em 8 anos, 9 anos, Chris Riddell, Cuca de Érica

CUCA de Érica – Livro para meninas de 9 a 11 anos!!

Já sei!! Sua filha tem 9 – 11 anos e não quer ler de jeito nenhum!!

Encontrei o segredo para encantá-la!!! Gente … esse livro é D+!! Tenho certeza de que ela vai gostar!! OTOLINA no MAR – de Chris Riddel!!

ottolina-al-mar

Ele conta a história de Otolina!! Uma menina linda que viaja pelo mar em um submarino, um hidroavião e até mesmo um bote para encontrar o Sr. Munroe!!

IMG_3731

Mas… quem é o Sr. Munroe?? É o seu melhor amigo!  Um sujeito muito simpático… que de cara me lembrou o “Capitão Caveeeeeerrrnnaa” hahahahaha quem se lembra????

IMG_3732

Otolina precisa encontrar o Sr. Munroe porque ele viajou para longe atrás de um terrível monstro!!! E…….. Ah, não vou contar mais!! O desafio está lançado!!! Mas, não vale comprar e simplesmente entregar na mão da filhota!! Tem que deitar e ler junto!! Até porque o diferencial deste livro está nas poucas frases e nas LINDAASSSSS ILUSTRAÇÕES!!

IMG_3726

Ficamos horas e horas (eu e minha filha)  apreciando e procurando o que há de mais interessante em cada uma delas!! Muuuitooo lindas! Cheinhas de detalhes!! Ai…. quero a coleção toda!! 😀

IMG_3724

Você promete que me conta o que sua filha achou???

Indicação: a partir de 9 anos!

Publicado em 0 ano, 1 ano, 2 anos, 3 anos, 4 anos, Cuca de Érica

CUCA de Érica – Livros para colocar na MALA!!! :) – II

Mais duas dicas imperdíveis para essas férias!!! Ebaaaaa 🙂

Esses são para os pequeninos!!

Primeiro … “QUAL É A COR DO AMOR?” Foi um dos primeiros livros da minha filha!! Fofoooo as crianças AMAM tentar adivinhar a cor do amor…. “Será que ela é rosa???”  (eu… acho que sim… rsrs)
Indicação: a partir de 2 anos (mas leio para minha bebê desde 1 aninho…)

foto (1)

E … mais um que eu já tinha até falado aqui no blog… (aqui) 🙂

Os livros da Coleção BEBÊ ACHOU estimulam brincadeiras com o bebê à procura de bichinhos perdidos! Quando encontramos o bichinho, ele faz um barulho!! “Mééé”, “Muuuu”, “Oinc, Oinc” – sons que fazem minha bebê dar gargalhadas!! Muitoo fofooo!! Além disso, é grande e coloridíssimo!! Foi a primeira vez que a Nicole ficou completamente concentrada por mais de 10min 🙂 rsrs

A partir de 7/8 meses eles já podem começar a curtir!! 🙂 Com 10 meses a coordenação já é perfeita para abrir as abinhas! 🙂

a

Publicado em 4 anos, 5 anos, 6 anos, 7 anos, 8 anos, 9 anos, Cuca de Érica

CUCA de Érica – Livros para colocar na MALA!!! :)

“NOSSO AMIGO VENTINHO” – da queridíssima Ruth Rocha está imperdível na nova edição!! Lindo, grande e colorido!!!

E ainda tem um diferencial que é o máximo!!! Você pode ouvir a história contada pela própria Ruth Rocha em um CD que foi feito em parceria com, nada menos, do que o PALAVRA CANTADA!! Gente é LINDO D+!! Não tem como não entrar na história!!!! A voz de vovó querida é da Ruth Rocha e as vozes dos personagens, músicas e sons… tudo feito por um dos melhores grupos musicas da atualidade!!

“Tudo vem do vento, tudo vem… do vento… vento do vento vem… do vento vem tudo…” …. Por favor!!! Esse realmente não pode faltar! (E eu juro que não estou exagerando! hahaha)

215653_494838037234970_972582368_n

E… esse…. é para fechar o dia com chave de ouro!! São 9 histórias antigas “recontadas” de uma maneira muito bem humorada! É uma delícia… para ler … (adivinha?) … na cama! rsrsrs “HISTÓRIAS PARA LER NA CAMA” é divertido e vai garantir boas noite de sono!! Indicadíssimo!! 🙂

541846_494995013885939_1737282188_n

Os dois… Indico para crianças a partir de 5 anos… ou 4 … ou 3 …rsrs depende de como serão contadas!! 🙂