Publicado em Uncategorized

Cuca de toda gente – Como estimular a leitura desde cedo

Olá pessoal!! Passo por aqui rapidinho para dizer que nossa palestra sobre “Como incentivar a leitura e contar histórias para seus filhos”,  que foi ministrada no 1° COEDIN (1° Congresso Online de Estimulação e Desenvolvimento Infantil), já está disponível para todos!!

Basta clicar aqui:

Como incentivar a leitura e contar histórias para seus filhos

São 35 minutinhos batendo um papo sobre:
– A importância de incentivar a leitura desde cedo
– Quando e Como começar
– Dicas de Contação de Histórias e Rotinas literárias dentro de casa
Espero que gostem!!!!Bjs Literários 🙂
Anúncios
Publicado em Uncategorized

DICAS da nossa PALESTRA NO COEDIN!!!


Oiê!! Passamos aqui rapidinho para dar algumas dicas para os pais que nos assistiram no COEDIN!!!

POR QUE COMEÇAR A LER DESDE CEDO?

1014148_585619818156791_1965752474_n

AQUI ESTÁ O LINK DA REPORTAGEM DA VEJA:

– Lição de casa para pais: http://veja.abril.com.br/050809/licao-casa-pais-p-122.shtml

Sobre a Finlândia… há diversas fontes no Google… é só colocar na busca: Finlândia + educação… e vamos aprender muito!!

Também selecionei alguns links nossos que valem a pena que você dê uma passada por lá!!! São livros preciosos que INDICAMOS mesmo!!

Lembro que além desses, você pode clicar na idade do seu filho  para encontrar mais algumas dicas e também nos seguir no Face (https://www.facebook.com/CucadeGenteMiuda) e Instagram (@cucadegentemiuda) onde publicamos semanalmente dicas que encontramos por aí!!

Vamos lá??

De 0 a 1 ano:

img_9370

Não deixe de passar por aqui:

http://cucadegentemiuda.com/2011/12/09/primeiras-historias-livros-para-bebes-de-ate-1-ano/

http://cucadegentemiuda.com/2011/12/15/primeiras-historias-livros-para-bebes-de-ate-1-ano-parte-ii/

http://cucadegentemiuda.com/2012/02/21/livro-com-sons-para-bebes-a-partir-de-10-meses/

http://cucadegentemiuda.com/2012/02/23/meg-a-gatinha/

http://cucadegentemiuda.com/2013/01/05/livros-para-colocar-na-mala-ii/

De 1 a 2 anos:

b

Não deixe de passar por aqui:

http://cucadegentemiuda.com/2012/10/05/cuca-de-erica-contanto-historias-para-bebes-em-5-passos-marley-e-eu/

http://cucadegentemiuda.com/2012/05/02/cuca-de-erica-livro-na-hora-de-tirar-a-fralda/

http://cucadegentemiuda.com/2012/04/28/cuca-de-erica-duda-adora-pular/

http://cucadegentemiuda.com/2011/11/28/bebe-tambem-gosta-de-ouvir-historias/

De 2 a 3 anos:

img_2248

Não deixe de passar por aqui:

http://cucadegentemiuda.com/2012/04/06/cuca-de-erica-que-livro-comprar-para-uma-crianca-de-2-ou-3-anos-parte-i/

http://cucadegentemiuda.com/2013/10/22/cuca-de-erica-boa-noite-marcos/

http://cucadegentemiuda.com/2012/03/09/o-balde-de-chupetas-tem-alguem-sem-querer-tirar-a-chupeta-por-ai/

http://cucadegentemiuda.com/2011/12/20/cuca-de-sil-vai-embora-grande-monstro-verde/

http://cucadegentemiuda.com/2012/04/02/cuca-de-erica-o-gildo-sente-medo-e-voce/

A partir de 3 anos

img_24372

Não deixe de passar por aqui:

http://cucadegentemiuda.com/2012/06/07/cuca-de-erica-que-bicho-sera-que-fez-a-coisa/

http://cucadegentemiuda.com/2012/06/21/cuca-de-professor-a-galinha-xadrez/

http://cucadegentemiuda.com/2011/11/25/a-vaca-mimosa-e-a-mosca-zenilda/

http://cucadegentemiuda.com/2011/12/16/a-casa-sonolenta/

http://cucadegentemiuda.com/2013/02/21/cuca-de-erica-a-vaca-que-botou-um-ovo/

Ah… e olha só… eu colocando em prática a dica de ROTINA MENSAL da Silvana!!! Montei uma barraca ENORRRRME que ocupava o quarto inteiro!! Não sei quem curtiu mais… a Nic (3 anos) ou a Yasmin (11 anos!) rsrs

1001082_847941661924604_4888964941965303704_n

Escolhemos 2 livros, apagamos as luzes, pegamos as lanternas…….  Perfeito, gente!!!

Imagina se elas gostaram ….. E eu falei: “Faltam os vagalumes, as montanhas e a lua” e a Nicole (3 anos): “Mãe, esses estão na nossa imaginação!” #morri
Os escolhidos para ler dentro da barraca foram: PIPO E PÓLI – A POÇA e OI, AU-AU!

image2

Aqui nesse post você encontra várias dicas de cantinhos de leitura para se inspirar e já preparar o seu!!

http://cucadegentemiuda.com/2012/11/11/cuca-de-erica-cantinhos-de-leitura/

E… quero ainda contar uma novidade em primeira mão pra vocês!!!!!

Em 2015 teremos a nossa III CIRANDA LITERÁRIA DO CUCA !! Gente, o projeto é LINDOOO!!! Organizamos grupos com 8 a 10 crianças da mesma faixa etária e elas trocam livros pelos Correios, coordenadas pelo Cuca de Gente Miúda!!

Se quiser saber um pouquinho mais sobre esse projeto ou inscrever seu filho … clique nos links abaixo:

http://www.brinquebook.com.br/blog/ciranda-da-leitura/

https://cucadegentemiuda.com/2013/03/13/segunda-ciranda-do-cuca/

http://cucadegentemiuda.com/2013/11/19/encerramento-da-ii-ciranda-literaria-e-contacao-de-historias/

Para inscrever seu filho é só enviar um e-mail pra gente com a idade da criança e a cidade de vocês, com o título: 3 CIRANDA DO CUCA!

Enfim…. pessoal… esperamos que tenham gostado!!

Bjs Literários e até a próxima!!!

Érica! 😉

Publicado em Uncategorized

COEDIN – Congresso Online de Estimulação e Desenvolvimento Infantil

Olá pessoal!!!
Vocês já estão sabendo do COEDIN??

Sem título
Uma oportunidade única de ouvir diversas palestras que podem te ajudar na incrível tarefa de ser pai/mãe!
E… olha que bacana: nós fomos convidadas a participar como palestrantes!!
Sem título
AMAMOS o convite e será um prazer enorme passar um pouquinho da nossa experiência para vocês!!!
Estão todos super CONVIDADOS!!!
Ah!! E é gratuita!!!
Então… corre lá e cadastre-se para participar!
Você pode saber mais aqui: http://www.coedin.com.br

Ou aqui: https://www.facebook.com/coedin.com.br

Bjs Literários, nos vemos na palestra!!!

Publicado em Uncategorized

Cuca de Sil – OS BICHOS QUE TIVE

Oi, Grandes e pequenas Cucas 🙂 Eita… a gente estava com saudades!!! rsrsrs

A dica de hoje é simplesmente IMPERDÍVEL!!!

image

Toda criança a partir de 8 aninhos PRECISA ler “OS BICHOS QUE TIVE” da nossa querida Sylvia Orthof!! E se você vem me dizer: “Mas, meu filho não gosta de ler…”  Não se preocupe!! Nem precisa de gostar de ler para simplesmente AMAR e mergulhar nas oito histórias engraçadíssimas sobre os bichinhos que a escritora teve (de fato ou de imaginação 🙂 rs)

E … falar que história da Sylvia é engraçada é redundância, né?? Eu realmente chorei de rir com “A rã Santa Aurora” e revivi muito da minha infância, nos passeios em Itatiaia, com “Um bicho de pé de estimação”!! O riso correu tão solto que achei que eu estava tendo acesso de bobice… Então… emprestei o livro pra minha irmã dez anos mais velha… E não é que o bicho do riso atacou ela também?!? hahaha Ufa! Não foi só eu que fui contaminada 🙂 hahaha

image

E, gente, é difícil achar quem nunca teve um bichinho de estimação, não é?? Vale até  tatu-bola ou  joaninhas encontrados no jardim 🙂

Mais difícil ainda é não se encantar com os bichos da Sylvia.

Ah, e tem uma coisinha…  livro não tem muitas ilustrações… mas, quem precisa delas, quando o texto invade a nossa imaginação colorindo-a de risadas?!?

image

Bjks literárias,
Sil

Indicação: para crianças de 8, 9, 10, 11, 12, 13… 27, … 43, … 59, … 78, … , … , … 😉

 

Publicado em 6 anos, 7 anos, 8 anos, 9 anos, Cuca de Sil, Uncategorized

Cuca de Sil – UXA, ORA FADA, ORA BRUXA!

image

Tem teeeempo que eu quero falar sobre esse livro. Ele faz parte da minha história como contadora de histórias.
Foi uma das primeiras que busquei utensílios para contação. E haja utensílio (rs)!
Tem chapéu de bruxa, unhas de bruxa, um nariz horrível de bruxa, a vassoura… mas tem também chapéu de fada e óculos de coração do jeitinho que Uxa gosta 🙂 e até uma ” peruca muito loura, tão loura, que chega a parecer cenoura… se cenoura fosse loura.”

Isso tudo pra que as crianças tenham idéia do que a Sylvia Orthof quis dizer com a UXA, ORA FADA, ORA BRUXA.

image
Uxa tem dias do sim, claro, lógico, do concordo plenamente, mas tem dia…
Ih… Que agonia! Dia do não, ilógico, não concordo! E pra cada dia ela tem uma fantasia diferente.
A história é cheia de situações inusitadas, engraçadas e arranca boas risadas.
Tem abóboras, motorista, chouriço, guarda de trânsito e tem também príncipe e um certo sapatinho diferente!

image
Há apenas uma palavrinha que aparece nessa história que minha fadice não me permite usar (rs), então quando eu conto a parte que essa palavra aparece eu a troco por outra bem caprichada e pronto. Meu lado fada se mete na história da Uxa e fica tudo mais divertido (rs).

A curiosidade atacou?!? Então leia logo o livro da Uxa!
Tenho certeza que muita ” criança grande” também vai amar e se identificar com essa bruxa/fada.
Bjks literárias,
Sil

Indicação: a partir de 6 anos.

Dica de professor: ótimo texto para trabalhar sinônimos e antônimos. Também tem assunto pra criar uma divertida aula sobre economia 🙂

Publicado em 3 anos, 4 anos, 5 anos, 6 anos, 7 anos, Cuca de Sil, Uncategorized

CUCA de Sil – Confusão no Jardim!

Confusão rima com diversão e é exatamente isso!

O livro “Confusão no Jardim” de Ferruccio Verdolin Filho, é todo com rimas e conta uma história muito divertida.

image

Esse livro me encantou logo nos meus primeiros passos como professora. É perfeito para os pequenos que estão iniciando no mundo das letras!

image

Eu tenho uma opinião muito pessoal: todo livro que tem barata sempre arranca boas risadas (vejam: http://cucadegentemiuda.com/2012/10/12/cuca-de-sil-quem-gosta-de-barata-levanta-a-mao/). De fato eu tenho que mostrar pra vocês ao menos essa parte.

image

As crianças riem muito dos bichinhos desse jardim.

Cada um dá a sua opinião, mas qual será o real motivo dessa confusão?!?

Ler é descobrir 🙂

Bjks literárias,

Sil

Indicação: a partir de 3 anos

Dica de professor: Professor, use e abuse dos aspectos positivos e negativos da história. Ela apresenta um ponto muito importante para reflexão. Faça a leitura num momento em que as crianças possam emitir livremente sua opinião.  Quem sabe disso surja um lindo projeto sobre preservação ambiental ou o que mais a imaginação de vocês criar.

Abraços pedagógicos,

Sil